2

Resenha: A Conspiração Dirk Pitt - Livro 21 - Editora Novo Conceito


Sinopse: Uma embarcação romana naufraga no século IV. Durante a Primeira Guerra Mundial, um navio inglês é destruído por uma bomba. Atualmente, no Oriente Médio, ícones da fé islâmica são bombardeados. E um misterioso pergaminho relacionado à vida particular de Jesus pode limitar o poder da Igreja Católica. Como eventos e fatos tão distantes podem ter alguma relação? O engenheiro naval Dirk Pitt (Diretor da NUMA – Agência Nacional Marítima e Subaquática) está acostumado a explorações subaquáticas — e a revelar mistérios indecifráveis — e parece ser a pessoa mais indicada para trazer a público o elo entre esses episódios tão incompatíveis. Mas a que custo? Uma aventura que mistura ficção e realidade em uma criação cheia de surpresas e mistério. Acompanhe o incansável herói Dirk Pitt em uma história em que arrepiantes artefatos religiosos, a CIA e o Mossad misturam-se às mais magníficas construções da arquitetura medieval.


Minha Opinião: Desde que eu li a sinopse do livro eu fiquei bastante intrigada, mas confesso que não colocava muita fé nesse livro, porem ele me surpreendeu de todas as maneiras possíveis e imagináveis de tão bom que ele vem a ser. Apesar dele ser o livro 21, você não precisa ter lido os outros livros para acompanhar essa trama, ela tem uma história única e faz com que você deseje comprar todos os outros livros do autor. Para começar uma das coisas que mais me encantou foi a capa, ela me lembrou HQs antigas e as letras envelhecidas me deram aquela impressão de jornais gastos, eu simplesmente amei. Confesso que quando terminei de ler o livro fiquei observando ela por tempinho e estou fazendo isso agora enquanto eu escrevo. Ela junta alguns pedaços do livro que eu não vou contar, vou deixar que vocês tenham sua própria análise dela quando terminarem de ler o livro.  A narrativa é maravilhosa, objetiva, direta e sem falhas, não é do tipo que você se perde e muito menos que dá voltas e enche a linguiça. Clive Cussler faz com que você entre de cabeça no seu universo e que se torne uma grande tortura sair dele. 


" - Sou um arqueólogo, não um assassino. 
- Você sabe o que fazer. Se vire. Você tem meu número. 
- Tenho. E você tem o meu? - Perguntou Bannister, levantando-se. - O número da minha conta em bermudas, quero dizer. 
- Tenho. - Resmungou Judkins - Agora dê o fora.
O chefe da segurança só abanou a cabeça quando Bannister curvou-se graciosamente, depois saiu do escritório como se fosse o dono do lugar." 




O livro tem como foco o Oriente médio e cita lugares maravilhosos como Istambul, Jerusalém, Turquia e outro mais. E para a minha felicidade, ele foca muito na arqueologia, que é minha paixão. Ele começa relatando o esforço de uma galera imperial para derrotar piratas saqueadores no ano de 327 d.C no mar mediterrâneo. E em seguida podemos acompanhar o grande naufrágio do grande HMS Hampshire um poderoso navio britânico em junho de 1916, parece meio desconexo não? Mas tudo se desenrola com um enorme propósito no seguimento da trama.  




"O HMS Hampshire continuava mantendo uma aparência impecável de novo, apesar de mais de uma década no mar e de sua participação recente na Batalha da Jutlândia. Um cruzador-couraçado de dez mil toneladas da classe Devonshire era um dos maiores navios da Marinha britânica. Equipado com uma duzia de grandes canhões de convés, era também uma das belonaves mais mortais." 


O livro foca em vários personagens, sendo assim escrito em vários capítulos (100 para ser mais exata). Para cada novo capítulo temos a visão de  cada um deles. A trama é dividida em 3 partes e em cada uma dela há um desfecho diferente. Temos como foco principal Dirk Pitty, um mergulhador excelente que faz parte da NUMA (National Underwater and Marine Agency). Dirk Pitty Jr (filho de Pitty) que também é um excelente mergulhador que oferece seus serviços e conhecimentos arqueólogos na ajuda de novas descobertas de naufrágios e artefatos arqueológicos submersos. Conhecemos o casal de irmão Maria e Celik, que querem a incansável busca de poder e para chegar no topo querem gerar a Revolta Fundamentalista para causar o caos no seu pais e assim chegar ao governo em uma grande posição, recuperando então a glória da família. Vemos a adorável Sophie, uma policial defensora de antiguidades e artefatos arqueológicos, que luta constantemente contra o tráfico de antiguidades e o comercio ilegal de artefatos. O trambiqueiro Bannister que viveu dias de glorias como arqueólogo, mas por um desfecho errado em uma das suas pesquisas perdeu seu glamour e toda a fama que possuía. O Gordo, um milionário obcecado por artefatos religiosos que segue em busca do Manifesto.  E por fim, vemos a bela Summer, irmã gêmea de Dirk e filha de Pitty, que após conhecer Julie Goodyear e se disponibilizar a ajudá-la na sua biografia sobre o Lorde Kitchener, faz uma grande descoberta que pode abalar a igreja católica e causar a ira do arcebispo. 


São tramas afastadas que resultam em um final surpreendentemente incrível e que de alguma maneira estão ligados aos primeiros eventos do livro. Vale a pena conferir e apreciar a maravilhosa escrita de Clive Cussler, se você assim como eu gostar de arqueologia, navios e um grande mistério, vai ser uma leitura maravilhosa. O livro mereceu minhas 5 estrelas e uma super recomendação, eu espero que tenham gostado da resenha e que deem uma conferida no livro, não vão se arrepender. 




Jackie Cerone







2 comentários:

Luna A H

Oi Oi.

Já havia lido outra resenha desse livro e ele parece ser realmente ótimo. Gostaria de ler alguma coisa do Clive Cussler.

Beijos da Lua!
www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

JannaGranado

Oi Jackie confesso que por mais que sua resenha esteja empolgante, esse tipo de livro não me atrai, meu irmão gosta de ler, já leu 3 do autor, inclusive esse, mas realmente não faz o meu estilo, mas fico feliz que o livro tenha te agradado.


Beijos!!!
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Postar um comentário